Daniel Jorge
A poesia faz a gente ver a vida de forma diferente, mesmo enfrentado tudo e todos.
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
ÁudiosÁudios
FotosFotos
ContatoContato
LinksLinks
Meu Diário
30/12/2016 16h00
CITAÇÕES: Valores tradicionais questionados – C. S. Lewis

“O Inovador ataca os valores tradicionais (o Tao) em nome daquilo que ele inicialmente supõe serem (num sentido próprio) os valores "racionais" ou "biológicos". Mas, conforme vimos, todos os valores que ele usa para atacar o Tao, e que afirma serem capazes de substituí-lo, são eles próprios derivados do Tao. Se ele tivesse realmente partido do  zero,  desde  fora  da  tradição  dos  valores  humanos,  nada  seria  capaz  de  fazê-lo  avançar um só centímetro na direção da ideia do sacrifício — que um homem deve morrer pela sua comunidade ou trabalhar pela posteridade”.

 

*Citações do livro 'A abolição do homem' de C. S. Lewis - 1898-1963. Página 40.


Publicado por Daniel Jorge em 30/12/2016 às 16h00
 
30/12/2016 07h40
CITAÇÕES: Não há Pátria sem Direito uniforme – Giuseppe Manzzini

“A Pátria é a nossa oficina: os produtos da nossa atividade devem dela transbordar em benefício de toda a terra; mas, os instrumentos de trabalho que melhor e mais eficazmente podemos manejar se encontram nela, e não podemos renunciar a eles sem trair a intenção de Deus e sem diminuir as nossas forças. A Pátria é uma comunhão de livres e de iguais irmanados em concórdia de trabalho para um fim único.

Não há, pois, verdadeira Pátria sem um Direito uniforme. Não há Pátria onde a uniformidade desse Direito é violada pela existência de castas, privilégios, desigualdades. Onde a atividade de uma porção das forças e faculdades individuais é cancelada ou adormecida, onde não há princípio comum aceito, reconhecido, desenvolvido por todos, não há Nação, nem povo, mas multidão, aglomeração fortuita de homens que as circunstâncias reuniram, que circunstâncias diversas separarão. Qualquer privilégio que pretenda vossa submissão em virtude da força, da herança de um direito que não seja direito comum, é usurpação, é tirania que deveis combater e extinguir”.

*Citações do livro 'Deveres do Homem' de Giuseppe Manzzini - 1805-1872.

 

 


Publicado por Daniel Jorge em 30/12/2016 às 07h40
 
29/12/2016 14h47
CITAÇÕES: Desmascaramentos semelhantes – C. S. Lewis

“Muitos dos que "desmascaram" os valores tradicionais ou (como eles dizem) "sentimentais" têm no fundo valores próprios, que crêem imunes a desmascaramentos semelhantes.  Alegam estar cortando pela raiz o crescimento parasitário da emoção, da autoridade religiosa, de tabus herdados, para que os valores "verdadeiros" ou "autênticos" possam emergir”.

 

*Citações do livro 'A abolição do homem' de C. S. Lewis - 1898-1963. Páginas 27 e 28.


Publicado por Daniel Jorge em 29/12/2016 às 14h47
 
29/12/2016 09h39
CITAÇÕES: Educar na Lei de Deus – Giuseppe Manzzini

“Sois pais para educar homens no culto e no desenvolvimento da Lei de Deus, sois cidadãos, tendes uma Pátria, para poderdes mais facilmente, numa esfera limitada, com o concurso de gente já ligada a vós pelo idioma, pelas tendências, pelos costumes, agir em benefício dos homens que existem e existirem, o que mal poderíeis fazer dispersos, isolados e fracos, no imenso número dos vossos semelhantes. Só a Humanidade, contínua por gerações e por inteligência, que se nutre da inteligência de todos os seus membros, pode desenvolver aos poucos essa ideia divina, e aplicá-la e glorificá-la”.

*Citações do livro 'Deveres do Homem' de Giuseppe Manzzini - 1805-1872.


Publicado por Daniel Jorge em 29/12/2016 às 09h39
 
28/12/2016 15h45
CITAÇÕES: Educação antiga x educação moderna – C. S. Lewis

“A diferença entre  a  educação  antiga  e  a  nova  será  muito significativa.  Enquanto  a  antiga  promovia  uma  iniciação,  a  nova  apenas  "condiciona".  A antiga lidava  com os alunos da  mesma  maneira como os pássaros crescidos lidam com os filhotes quando lhes ensinam a voar; a nova lida com eles mais como o criador de aves lida com  os  jovens  pássaros  —  fazendo  deles  alguma  coisa com  propósitos  que  os  próprios  pássaros  desconhecem.  Em  suma,  a  educação  antiga  era  uma  espécie  de  propagação  —  homens transmitindo a humanidade para outros homens; a nova é apenas propaganda”.

 

*Citações do livro 'A abolição do homem' de C. S. Lewis - 1898-1963. Páginas 20 e 21.


Publicado por Daniel Jorge em 28/12/2016 às 15h45



Página 5 de 7 1 2 3 4 5 6 7 [«anterior] [próxima»]