Daniel Jorge
A poesia faz a gente ver a vida de forma diferente, mesmo enfrentado tudo e todos.
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
ÁudiosÁudios
FotosFotos
ContatoContato
LinksLinks
Meu Diário
28/12/2016 08h01
CITAÇÕES: Agir de acordo com a Lei – Giuseppe Manzzini

“Nascestes para o bem, e toda vez que agis diretamente contra a Lei, toda vez que cometeis o que os homens chamam de delito, surge algo em vós que vos acusa, como uma voz de reprovação que poderíeis dissimular aos outros, mas não a vós mesmos. Mas, os vossos deveres mais importantes são positivos. Não basta não fazer: é preciso fazer. Não basta limitar-se a não agir contra a Lei: é preciso agir de acordo com a Lei. Não basta não prejudicar: é preciso beneficiar os vossos irmãos. A consciência do indivíduo fala em razão da sua educação, das suas tendências, dos seus hábitos, das suas paixões. A consciência do homem livre sugere deveres que a consciência do escravo nem sequer suspeita”.

*Citações do livro 'Deveres do Homem' de Giuseppe Manzzini - 1805-1872.


Publicado por Daniel Jorge em 28/12/2016 às 08h01
 
27/12/2016 22h44
CITAÇÕES: Dever do educador – C. S. Lewis

“O dever do educador moderno não é o de derrubar florestas,  mas  o  de  irrigar  desertos”.

 

*Citações do livro 'A abolição do homem' de C. S. Lewis - 1898-1963. Página 12.


Publicado por Daniel Jorge em 27/12/2016 às 22h44
 
27/12/2016 14h55
CITAÇÕES: Direitos do indivíduo e direitos sociais – Giuseppe Manzzini

“Os homens, servindo ao mesmo erro, ordenaram a sociedade política, uns sobre o respeito exclusivo aos direitos do indivíduo, esquecendo por completo a missão educadora da sociedade, outros unicamente sobre os direitos sociais, sacrificando a liberdade e a ação do indivíduo. Assim, uns considerando que os pretensos direitos do indivíduo ordenaram, ou melhor, desordenaram o sistema econômico, dão-lhe por base única a teoria da livre- concorrência  ilimitada,  ao  passo  que  outros,  só  tendo  em  vista  a  unidade  social, pretenderiam confiar ao governo o monopólio de todas as forças produtoras do Estado: dois conceitos, o primeiro dos quais nos deu todos os males da anarquia, e o segundo que nos daria a imobilidade e todos os males da tirania”.

*Citações do livro 'Deveres do Homem' de Giuseppe Manzzini - 1805-1872.


Publicado por Daniel Jorge em 27/12/2016 às 14h55
 
27/12/2016 08h37
CITAÇÕES: Os direitos se originam de uma lei – Giuseppe Manzzini

“Na consciência da vossa lei de vida, da Lei de Deus, reside, pois, o fundamento da Moral, a regra das vossas ações e dos vossos  deveres,  a  medida  da  vossa responsabilidade: nela reside, por conseguinte, vossa defesa contra as leis injustas que o arbítrio de um homem ou de vários homens possa tentar impor-vos. Não podeis, sem conhecê-la, usar nome ou direitos de homens. Todos os direitos se originam de uma lei, e, toda vez que não puderdes invocá-la, sereis tiranos ou escravos e nada mais: tiranos, se fordes fortes; escravos de uma força alheia, se fordes fracos. Para serdes homens, deveis conhecer a lei que distingue a natureza humana da dos animais, das plantas, dos minerais, e submeter-lhe vossos atos”.

*Citações do livro 'Deveres do Homem' de Giuseppe Manzzini - 1805-1872.


Publicado por Daniel Jorge em 27/12/2016 às 08h37
 
27/12/2016 01h57
CITAÇÕES: A fé em Deus brilha com luz imortal – Giuseppe Manzzini

“Deus vive em nossa consciência, na consciência da Humanidade, no Universo que nos circunda. O Universo manifesta-o com a ordem, a harmonia, a inteligência dos seus movimentos e leis. A fé em Deus brilha com luz imortal através de todas as imposturas e corrupções que os homens reúnem em torno do seu nome. As imposturas e corrupções passam como passam as tiranias: Deus permanece, como permanece o POVO, imagem de Deus na terra.

Para que professar que acreditais na unidade do gênero humano, consequência inevitável da Unidade de Deus, se não trabalhais para realizá-la combatendo as divisões arbitrárias, as inimizades que ainda separam as diversas tribos que constituem a Humanidade? Para que acreditar na liberdade humana, base da responsabilidade dos homens, se não nos empenhamos em destruir todos os obstáculos que impedem a primeira e viciam a segunda?

A terra é nossa oficina: não devemos maldizê-la, mas santificá-la. As forças materiais que vemos ao nosso redor são os nossos instrumentos de trabalho: não devemos repudiá-los, mas dirigi-los para o bem. Sem Deus, podeis impor, não persuadir; podeis ser igualmente tiranos, não Educadores e Apóstolos”.

*Citações do livro 'Deveres do Homem' de Giuseppe Manzzini - 1805-1872.


Publicado por Daniel Jorge em 27/12/2016 às 01h57



Página 6 de 7 1 2 3 4 5 6 7 [«anterior] [próxima»]