Daniel Jorge
A poesia faz a gente ver a vida de forma diferente, mesmo enfrentado tudo e todos.
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
ÁudiosÁudios
FotosFotos
ContatoContato
LinksLinks
Textos


Carta ao Amigo Dom Expedito Lopes do Piauí

Dom Expedito Lopes do Piauí, começa hoje, o segundo dia de uma longa jornada que tens a percorrer. Desde a sua emancipação já se passaram 52 anos. Alguns dirão que você ainda é jovem. Muito jovem. Outros, que você já esta maduro. E existem aqueles que não enxergam mais em você, o bem, que é tão peculiar a tua gente. Por isso, tentam te sugar até a última gota de vida.

Sei que está frágil! Sei que desejas profundamente oferecer o melhor para teus filhos. Mas, também sei que te roubam essa liberdade a cada dia, semana, mês, a cada ano. Roubam-te o direito de ser, o que realmente deveria ser para teus filhos. Sei que choras... Sente saudade! Sei que gostaria de ter todos ao teu redor... E mesmo os que vivem distante, ter a alegria de celebrar contigo as datas festivas. Mas, isso se dilui a cada dia.

O que esta acontecendo Dom Expedito Lopes do Piauí? Sabe, não consigo entender o que querem fazer de você. Para mim, você é apenas um jovem. Sim, um jovem sofrido! Mais que carrega em si toda uma capacidade de reagir e expulsar seus algozes e usurpadores. Olha a tua gente! Veja o quanto poderia ser feito por este povo! Observe o tratamento que estão dando a teus filhos! Seja na área da saúde, educação, segurança, saneamento, geração de empregos! Quantos filhos teus, para conseguir uma consulta médica, ser preciso mendigar favores de terceiros, quando na verdade, trata-se de um direito! Oh, Dom Expedito Lopes do Piauí, não consigo entender...

Tenho pensado comigo... Se o ser político, carrega em si a obrigação de promover o bem comum... Por que os teus filhos que abraçam a política insistem em promover o bem individual? Será por que o mundo inteiro faz isso? Será alguma moda do século XXI? Ou, será falta de amor por sua terra e seus conterrâneos? Sabe, Dom Expedito Lopes do Piauí, são muitas as perguntas, mas todas continuam sem respostas.

Neste novo ano do seu ciclo existencial, acredito ser necessário que faça uma reflexão com teus filhos. Sim! Chame todos, sente-se com eles a mesa! Olhe com carinho e atenção nos olhos de cada um deles! Veja os que estão nutridos! Olhe também para os que estão desnutridos! Escute o que ambos têm a dizer! Observe os que mudaram o padrão de vida de maneira repentina! Observe os que fazem de tudo para ter ou continuar no poder! Observe ainda os que dizem te defender! Agora, faça as contas, e veja quantos são os que de fato se interessam por ti. Depois, aprecie atentamente a multidão que clama por justiça, respeito e dignidade. De maneira objetiva pergunte a si mesmo, é este o futuro que eu quero para o meu povo?

Meu querido amigo, Dom Expedito Lopes do Piauí, me desculpe a maneira angustiada de falar... Ontem foi o teu aniversário! Poderia esta utilizando outras palavras... Mas, tenho minhas razões! Mais pode ter certeza de uma coisa, continuo acreditando em você... Continuo acreditando na sua juventude! Continuo acreditando no seu povo! Imploro as graças de Deus, para que neste ano de 2016, teus filhos possam romper com toda tradição política partidária, com um único propósito, eleger um líder que esteja à altura do que você pode ser... Um pai, que acolhe e promove a dignidade dos teus filhos.
Daniel Jorge
Enviado por Daniel Jorge em 06/04/2016
Alterado em 20/12/2016

Música: HINO DE DOM EXPEDITO LOPES - PI - JOÃO JOSÉ RODRIGUES DE CASTRO (PROF. JOÃOZINHO)

Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários