Daniel Jorge
A poesia faz a gente ver a vida de forma diferente, mesmo enfrentado tudo e todos.
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
ÁudiosÁudios
FotosFotos
PerfilPerfil
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos


O livro, Pensadores da Nova Esquerda é de autoria do escritor, filósofo e comentarista cultural Roger Scruton. Ele é considerado um dos expoentes do pensamento conservador, com destaque no debate cultural e político contemporâneo. Nesta obra, Scruton, apresenta uma análise crítica de 14 autores da nova esquerda. A análise parte da premissa comum entre os pensadores de esquerda de que: “todo poder no mundo é opressor e todo poder é usurpado”. De acordo com Roger Scruton, os autores analisados foram escolhidos “menos por seus méritos intrínsecos que por sua capacidade representativa”. E acrescenta: “os novos pensadores desviaram sua atenção da difícil tarefa de descrever o futuro socialista e focaram na fácil diversão da destruição”.

O livro, Pensadores da Nova Esquerda possui 333 páginas e está dividido em 16 capítulos. A edição brasileira foi traduzida por Felipe Pimentel e o texto de apresentação foi produzido por Rodrigo Gurgel. De inicio, Gurgel recorda que embora Roger Scruton, tenha dedicado sua carreira acadêmica na área da estética, especificamente arquitetura e música, nos seus mais de 70 anos de vida, já escreveu mais de 40 livros sobre os mais variados temas, incluindo criação literária – obras de ficção – e composição de peças musicais. Rodrigo Gurgel explica que ‘Pensadores da Nova Esquerda’, refere-se a um conjunto de ensaios a respeito de figuras veneradas dentro e fora do mundo acadêmico. E acrescenta: “este livro é um ataque contundente aos teóricos marxistas”.

Os textos instigam o leitor a fazer uma viagem no mundo do conhecimento, fazendo com que muitas escamas caiam ao longo da leitura. É possível que para muitos universitários esta obra seja um divisor de águas. Ou seja, vai existir o antes e o depois da leitura atenta do livro Pensadores da Nova Esquerda. E a razão para esta compreensão é simples – a maioria dos universitários desconhece o fato de que muitos dos autores endeusados na academia e analisados por Scruton possuem suas raízes fixadas no lamaçal esquerdista.

Se você chegou até aqui, certamente é por que nutre algum interesse pelo assunto. Espero, com esta publicação, provocar em você, o interesse de ir além, muito além do que lhe ensinam na universidade, ou mesmo através dos meios de comunicação social. Faço votos de que você não se limite apenas a este breve resumo, mas que se permita ter acesso a esta obra. Na próxima quinta – feira, dia 21 de junho, será publicado um breve resumo do primeiro capitulo deste livro que tem como tema: “O que é esquerda”? E assim, seguirei a cada semana compartilhando com você, de forma breve, um pouco das impressões a respeito do livro Pensadores da Nova Esquerda.
Roger Scruton
 
Livro: Pensadores da Nova Esquerda
Daniel Jorge
Enviado por Daniel Jorge em 18/06/2018
Alterado em 21/06/2018
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários