“Deus vive em nossa consciência, na consciência da Humanidade, no Universo que nos circunda. O Universo manifesta-o com a ordem, a harmonia, a inteligência dos seus movimentos e leis. A fé em Deus brilha com luz imortal através de todas as imposturas e corrupções que os homens reúnem em torno do seu nome. As imposturas e corrupções passam como passam as tiranias: Deus permanece, como permanece o POVO, imagem de Deus na terra.
Para que professar que acreditais na unidade do gênero humano, consequência inevitável da Unidade de Deus, se não trabalhais para realizá-la combatendo as divisões arbitrárias, as inimizades que ainda separam as diversas tribos que constituem a Humanidade? Para que acreditar na liberdade humana, base da responsabilidade dos homens, se não nos empenhamos em destruir todos os obstáculos que impedem a primeira e viciam a segunda?
A terra é nossa oficina: não devemos maldizê-la, mas santificá-la. As forças materiais que vemos ao nosso redor são os nossos instrumentos de trabalho: não devemos repudiá-los, mas dirigi-los para o bem. Sem Deus, podeis impor, não persuadir; podeis ser igualmente tiranos, não Educadores e Apóstolos”.
*Citações do livro 'Deveres do Homem' de Giuseppe Manzzini - 1805-1872.