Daniel Jorge
A poesia faz a gente ver a vida de forma diferente, mesmo enfrentado tudo e todos.
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
ÁudiosÁudios
FotosFotos
PerfilPerfil
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos

Missão Jovem
Que a graça e a paz de Deus, nosso pai, e do senhor Jesus Cristo estejam com você hoje e sempre...

Na missão que temos pela frente como cristãos, devemos está convictos de que a busca juvenil de “modelos” e “referências” é uma porta de entrada para o processo de evangelização. Aqui esta a grande oportunidade da ação evangelizadora de colocar os jovens em contato com modelos autênticos.

Trata-se de uma oportunidade de apresentar Jesus Cristo como o grande modelo de nossa vida (da sua vida), para que se possa dizer como São Paulo disse: “Na realidade, pela fé eu morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou pregado à cruz de Cristo. Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim”, (GL 2, 19 - 20).

Devemos apresentar Jesus de Nazaré compartilhando a vida, as esperanças e as angústias do seu povo. Um Jesus que caminha com o jovem, como caminhou com os discípulos de Emaús, escutando, dialogando e orientando. Não esquecendo, que Jesus Cristo é o ponto culminante da ação de Deus na história da humanidade.

Lembre-se que Jesus nos faz um convite: “Vem e segue-me”, (LC 18,22). O seguimento e o testemunho até dar a vida, são dois aspectos essenciais da resposta do discípulo. O relacionamento entre o mestre e o discípulo significa uma vinculação pessoal com Ele. “Vós sois meus amigos”, (JO 15,14).

Podemos tomar como grande modelo de seguimento Maria “Nossa Senhora”. Nela descobrimos todas as características do discipulado. Primeiro, a escuta amorosa e atenta, (LC 1, 26-38). Segundo, a obediência à vontade do Pai, (LC 1,38). Terceiro, a fidelidade a ponto de acompanhar seu filho amado até a Cruz, (JO 19, 25-27). E por último, a continuação da ação evangelizadora, (AT 2).

Diante disso, podemos observar que o maior desafio para o jovem, assim como para todos que aceitam Jesus como “Caminho, verdade e vida”, é escutar a voz de Cristo em meio a tantas outras vozes. É importante lembrar que o jovem pode escutar a voz do Mestre de diferentes maneiras.

Destaco uma das várias formas de escutar o Mestre. “A ação evangelizadora através do Livro Sagrado ( Bíblia), pode ajudar o jovem a ter um contato pessoal com Jesus Cristo nos Evangelhos. Assim, podem descobrir a sua mensagem, suas atitudes, sua maneira de tratar as pessoas, de acolher os pecadores, sua coragem profética e a coerência entre seu discurso e sua vida”.

Então, “um caminho importante para despertar em nós jovens o amor pela igreja e o sentido de pertença a ela, é a referência ás experiências  das primeiras comunidades dos Atos dos Apóstolos, que se concretizou no derramamento do Espírito Santo em pentecostes, na qual resplandecia a oração, a fidelidade á palavra, a partilha dos bens e a eucaristia” (AT 2, 42-47).

Queridos jovens, irmãos na fé! Espero que não se assuste com essa reflexão. O objetivo é fazer com que você descubra o verdadeiro prazer de ser um discípulo comprometido com a missão. E não esqueça o que Jesus nos diz: “Ide, pois, fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito santo, e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei, pois estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo”, (MT 28, 19 - 20).
Daniel Jorge
Enviado por Daniel Jorge em 08/11/2011
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Daniel Jorge). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários